Crédito da imagem: groups ucanr
A contaminação cruzada de alimentos ocorre ao transferirmos os microrganismos de um local para o outro através de utensílios, equipamentos, mãos, etc.
Para evitá-la devemos manter a higiene em geral.
É muito importante tomarmos cuidado para que a contaminação cruzada não ocorra entre os alimentos durante o armazenamento e a manipulação. Se não fizermos a higiene adequada de mãos e utensílios entre uma atividade e outra, a contaminação também poderá ocorrer.
Alguns exemplos de contaminação cruzada:
Alimento cru (sem higienização ou “ in natura”) e alimento pronto para consumo
Exemplo: geladeira com carne crua descoberta e salada já higienizada, pronta para ser servida. O ar que circula dentro da geladeira pode transferir os microrganismos da carne para a salada.
Mãos, utensílios ou equipamentos que estejam em contato com o alimento cru (sem higienização ou “in natura”), entrando em contato com o alimento pronto
Exemplos:
- Utensílios que coloca carne crua na frigideira não pode ser o mesmo que retira;
- Mão que manipulou carne crua não pode ser a mesma que toca o coador de café;
- Vasilha utilizada para bater ovos crus não pode ser a mesma utilizada para colocar alimentos prontos.
Até mais!
Rafaela Lima
Fonte: SESC (Serviço Social do Comércio)
3 comentários:
Muito importante esse post! São coisas simples, que muitas vezes não nos damos conta!
Com toda certeza, Myriam!! Na pressa não nos damos conta do quanto podemos prejudicar a saúde de várias pessoas por uma simples distração ao preparar os alimentos. A contaminação está por toda parte, é claro, pois não vivemos numa bolha! Mas temos que nos dedicar e agir de forma a minimizar a contaminação, já que suas consequências na saúde das pessoas podem ser terríveis.
Beijos! E obrigada pelo comentário.
Como uma profissional da saúde sei que as pessoas estão carentes de informação. Muito produtivo, tanto que citei em meu blog hj.
Abraços e parabéns1
Postar um comentário