quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Contaminção cruzada em alimentos: Parte 2

Crédito da imagem: gmtv


Ao fazer compras:

- Separe a carne crua, aves e frutos do mar de outros alimentos em seu carrinho de compras.

- Coloque esses alimentos em sacos plásticos para evitar que seus sucos pingando sobre outros alimentos.

- Também é melhor para separar esses alimentos de outros alimentos na saída e em seus sacos de supermercado.


- Nunca lave carnes, exceto peixes que podem ser lavados para retirar as escamas e vísceras.
Quanto a refrigeração dos alimentos:


Bactéria Salmonella
-  Ao armazenar carnes cruas, frutos do mar e aves em sua geladeira, o sangue ou "sucos" podem escorrer para frutas, legumes, prateleiras e outros alimentos que você pode não lembrar de limpar novamente.
- Frutas e legumes devem realmente ser mantidos nas gavetas da parte de baixo da sua geladeira e ainda protegê-los ao armazená-los em saquinhos.
- Se você decidir marinar carnes cruas, certifique-se de fazê-lo na geladeira e não no balcão da cozinha. Marinar a carne crua em um recipiente plástico ou panela com uma tampa apropriada bem fechada ou em um saquinho plástico colocado em uma panela funda para evitar que haja vazamento nas prateleiras ou em outros alimentos.
- O caldo da marinada que é usado para temperar carnes cruas, aves ou frutos do mar deve ser descartado ou fervido por 5 minutos antes de ser usado em grelhados, alimentos assado ou frito, pois a marinada contém cargas de bactérias potencialmente prejudiciais.

- Coloque a carne crua, aves e frutos do mar, em recipientes ou sacos plásticos para evitar que seus sucos pingue sobre outros alimentos. Os sucos crus contêm muitas vezes bactérias nocivas.

- Armazene os ovos em sua embalagem original e leve à geladeira o mais rapidamente possível.


- Ovos não podem ser lavados antes da refrigeração.

Ao preparar os alimentos:

Lave bem as mãos!
- O primeiro passo para evitar a contaminação cruzada dos alimentos é lavar as mãos com frequência. Não apenas quando você começa preparar os legumes para a salada, mas no meio do corte dos tomates e das cebolas... Novamente, depois que você atender o telefone... e novamente depois de percorrer o seu livro de receitas... e desafiadoramente depois de cortar a gordura do bife. Suas mãos são um instrumento valioso para uso em sua cozinha, mas as unhas, dedos e pele pode transferir bactérias perigosas que você não pode ver sem um microscópio. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e seque com uma toalha de papel limpa e descartável, panos de pratos de tecido utilizados por vários dias consecutivos podem ser uma fonte de bactérias, fungos e vírus.
Existe uma maneira CERTA para lavar as mãos?
- Uma lavagem correta das mãos não significa que você pode enfiar as mãos em água fria por 2 segundos e sacudir a água fora e seca-las sobre a perna da calça. Para lavar as mãos corretamente, molhe suas mãos com água passe uma quantidade generosa de sabão em seguida. Vigorosamente esfregue as mãos (as costas, bem como as palmas das mãos), pulsos, braços até os cotovelos, juntas, as áreas de unha, e entre os dedos por 10-15 segundos cada. Em seguida, enxágüe bem e seque com uma toalha de papel frescas ou pano de prato limpo.

Lave as mãos frequentemente e as superfícies. As bactérias prejudiciais podem se espalhar em toda a cozinha e em tábuas de corte, utensílios e bancadas. Para evitar isso:

- Lave as mãos com sabão e água quente antes e depois de manusear alimentos e após usar o banheiro, trocar fraldas, ou animais de estimação manuseio.

- Use água quente e sabão e toalhas de papel ou pano limpo para limpar as superfícies da cozinha ou derrames. Lavar os panos com freqüência com água quente.

- Lavar placas de corte, pratos e bancadas com água quente e sabão depois de preparar cada alimento e antes de ir para o próximo item.

Tábuas de corte:

Faça um código de cores para suas placas do corte e evite a contaminação cruzada.
- Sua cozinha deve ter pelo menos duas placas de corte, uma para alimentos prontos para consumo (mais frutas, legumes, pães e produtos lácteos como o queijo) e um separado para ser utilizado para carne crua, carne de porco, frutos do mar e aves . Tábuas de plástico rígido são perfeitos, porque você pode designar uma cor específica para cada tipo de alimento.


Exemplo: Frutas e vegetais podem ser verdes, carnes pode ser rosa ou vermelha, laticínios poderia ser azul.


- Tábuas de plástico, vidro, metal são as mais seguras, pois as de madeira podem interceptar ou "absorver" o sangue ou fluidos corporais e as bactérias se multiplicam tornando-se realmente prejudiciais, além disso podem ser transferir para outros alimentos.
- Certifique-se de lavar e higienizar corretamente suas placas do corte após cada utilização. Se você não tiver uma máquina de lavar, use água quente e sabão.
- Limpe a pia com detergente, solução de alvejante (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária), ou solução de vingre para uma alternativa mais natural. Germes prosperam no ambiente úmido da sua pia e isto poderia realmente voltar a contaminar os alimentos limpos, se você colocá-lo na pia para "escorrer".
- Descarte tábuas de corte rachados, lascados ou descamados e substitu-a por um novo o mais rápido possível para evitar a contaminação cruzada.

Frutas e legumes:

- Todas as frutas e legumes devem ser guardadas na geladeira (exceto a banana) e não podem ser lavadas antes de refrigerá-las.


- A base contaminação cruzada dos alimentos na cozinha pode ser resultado do corte ao abrir um melão, uma maçã ou um tomate! O resíduo de fertilizantes, (que poderia ser estrume de vaca), pesticidas, ou bactérias na superfície de frutas e vegetais pode encontrar seu caminho para o interior dos alimentos enquanto estiver preparando-o! Para evitar a contaminação cruzada dos seus frutos e legumes, lave-os (pouco antes do consumo) em água corrente para remover qualquer vestígio de produtos químicos, fertilizantes ou sujeira visível. Ao preparar itens folhosos, como alface, espinafre ou repolho, descarte cascas e folhas ultraperiféricas. Depois deixe-os de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e deixe nesta solução por 5 minutos.

- Como a bactéria pode crescer bem na superfície de corte de frutas ou vegetais, tome cuidado para não contaminar os alimentos, ao deixá-los cortados em temperatura ambiente por muitas horas.

Ao servir de alimento:
Limpe todos os equipamentos de cozinha!
- Use utensílios separados para mexer molhos, cozinhar legumes, carnes, e sopas. Ao utilizar a espátula que você virou as hambúrgueres crus para mexer o molho não é uma boa idéia, pois você pode facilmente transferir bactérias e germes dessa maneira.
- Se você tem poucos utensílios, lave-os em água e sabão a cada vez que haja transferência entre os itens. A vasilha que você utilizou para fazer o bolo de carne, precisa ser muito bem lavados e desinfectados antes de usá-lo para misturar a massa de bolo. Sempre use uma esponja limpa.

- Nunca coloque alimentos cozidos de volta no mesmo prato ou tábua de corte, que anteriormente colocou alimentos crus.

Locais normalmente esquecidos...

- Torneiras,  descansa colher, tampas de panelas, e maçanetas de armários devem estar limpos e desinfectados a cada vez que cozinhar ou preparar itens separados. Lembrou-se de limpar a maçaneta do armário depois que você pegou o sal? (Lembre-se que apenas misturou o bolo de carne e que se esqueceu de acrescentar sal? Então abriu o armário, pegou o saleiro e jogou uma pitada ou duas...) Os germes e bactérias podem prosperar e crescer em todos esses lugares a não ser que sejam limpas regularmente com uma solução de água morna e sabão, água sanitária e água ou vinagre e água.
 E suas esponjas, sabe o que fazer?
- Agora, olhe para a esponja de lavar louças? Sempre imagine o que poderia estar crescendo lá sob um microscópio! Sua esponja de prato precisa ser embebido diariamente numa solução de água sanitária e água ou fervida por 5 minutos para matar as bactérias remanescentes, fungos e germes.
- Não limpe pratos, balcões, mesas ou fogão com uma esponja  de prato "usada", esperando que ela não contamine as superfícies com substâncias potencialmente tóxicas.
Até mais!
Rafaela Lima

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails