sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Livre-se do mofo

Crédito da imagem: ecohomeresource

O que é mofo ou bolor?

Mofo são fungos que digerem matéria orgânica, se reproduzem por esporos de liberação e existem mais de 100.000 espécies. Na natureza, ajuda a decompor ou quebrar outra madeira e detritos vegetais, como folhas. O bolor torna-se um problema quando vão para locais indesejados e digerem materiais, tais como os existente em nossas casas.

O que faz fungos crescerem em minha casa?

O mofo entra na nossa casa como esporos minúsculos. Os esporos precisam de umidade para começar a crescer, digerir e destruir. Eles podem crescer em quase todas as superfícies, incluindo madeira, telhas, papel de parede, pinturas, tapetes, placas de pedra e isolamento. O mofo cresce melhor quando há umidade elevada ou inundação. Não há nenhuma maneira de se livrar de todos os fungos e esporos de mofo de sua casa. Mas você pode controlar o crescimento de fungos, mantendo a sua casa seca.

As pessoas estão expostas ao mofo?

Quando os mofos são perturbados, eles liberam esporos no ar. Você pode ser exposto pela respiração de ar contendo estes esporos de mofo ao tocar itens mofados, comendo comida estragada ou, acidentalmente, colocando mão infectada em contato com a boca.

Como o mofo pode afetar minha saúde?

A maioria dos mofos não prejudicam pessoas saudáveis. Mas as pessoas que sofrem de alergias ou asma podem ser mais sensíveis aos mofos. Em pessoas sensíveis podem ocorrer erupções na pele, coriza, irritação nos olhos, tosse, congestão nasal, agravamento de asma ou dificuldades respiratórias. Pessoas com imunossupressão ou doença pulmonar subjacente, pode estar em risco aumentado para infecções de fungos.

Um pequeno número de fungos produzem toxinas chamadas micotoxinas. Quando as pessoas estão expostas a altos níveis de micotoxinas de mofo, elas podem sofrer efeitos tóxicos, incluindo fadiga, náuseas, dores de cabeça e irritação nos pulmões e olhos. Se você ou seus familiares têm problemas de saúde e você suspeitar que são causadas pela exposição ao mofo, você deve consultar seu médico.

Quando o mofo é um problema?

Quando o local cheira a mofo (odor característico) ou há pequenas manchas pretas ou brancas ao longo de seu banheiro úmido, paredes, forros, roupas, móveis, etc. Mesmo morto, o mofo seco pode causar problemas de saúde, por isso sempre tome precauções quando suspeitar da existência de mofo.


Quais os locais mais propensos ao mofo?


O mofo é freqüentemente encontrado em áreas onde a água tem causado danos materiais de construção e mobiliário ou há vazamentos em encanamento ou em inundações. O mofo pode também ser encontrado ao longo das paredes onde o ar quente úmido se condensa na parede de superfícies mais frias, como atrás de armários, cabeceiras de cama, e nos armários onde os artigos são armazenados contra as paredes.

Mofo também cresce em cômodos com alto índice de água e umidade, como cozinhas, banheiros, lavandaria e porões. Se você notar mofo ou sabe de áreas danificadas pela água em sua casa, é hora de tomar medidas para controlar o seu crescimento.

Como me certifico se há mofo?

Você não precisa provar a existência de mofo, pois na maioria dos casos, você pode ver ou sentir seu odor. Até mesmo uma casa seca e limpa terá alguns esporos de mofo, mas não o suficiente para causar problemas de saúde. Se cheirar a mofo pode estar escondida atrás de papéis de parede, nas paredes, teto, debaixo do tapete ou atrás de armários. Se suspeitar que você tem mofo escondido, muito cuidado quando você investigar, proteja-se contra a exposição com uso de máscaras, óculos,etc.

Posso controlar o crescimento de mofo em minha casa?

Sim, pode. Secando a casa e corrigindo quaisquer problemas de umidade. As principais medidas a serem tomada são:

- Interromper vazamentos de água parada, reparar goteiras e encanamento. Mantenha a água longe lajes de concreto e paredes do porão;


- Abra as janelas e portas para aumentar o fluxo de ar em sua casa. Use um ventilador, se não há janelas disponíveis;


- Certifique-se que há fluxos de ar quente em todas as áreas da casa. Mova objetos grandes poucos centímetros de distância a partir das paredes para aumentar a circulação de ar;

- Instalar e usar exaustores nos banheiros, cozinhas e lavanderias, se possível;

- Ventilar o sótão e rastrear espaços a isolar, o isolamento pode ser feito com plástico grosso vedado com fita adesiva em seu entorno;

- Quanto a tapetes, roupas, colchões, móveis e estofados danificados, providenciar a limpeza com água e sabão e deixa-los secando de 24 a 48 horas, ou considerar a remoção e substituição de mobiliário danificado;

- Limpar e aspirar sua casa regularmente para remover esporos de mofo;

- Confira em torno de suas janelas por sinais de água e gotas de condensação. Limpe-os imediatamente para o mofo não comece a crescer.

O que limpa os móveis mofados?

Como limpar seus móveis mofados depende de como ele reage com a água. Veja abaixo:

- Madeira, metal, plástico, vidro e objetos de cerâmica: Não absorve água e é lavável. Limpe com a solução de água morma e detergente;

- Roupas e lençóis: Absorve água e é lavável. Lavar imediatamente;

- Camas, sofás e outros móveis: Absorve a água, mas não é lavável. Esses itens podem ser descartados, dependendo do grau de infestação. Ou então, limpar bem e deixar arejar até não haver odor. O mofo pode voltar, se suspeitar que o bolor está aumentando, descarte o item.

O que eu posso usar para limpar o mofo?


Siga os conselhos acima para manter sua casa seca. Já para limpar o mofo e cuidar do problema, aja rápido! Quanto mais tempo demorar, mais danos o mofo causará . Limpe-o mais rapidamente possível.

Passo 1: Tamanho da Área

Verifique se você tem uma pequena ou grande área mofada. Uma pequena área é inferior a cerca de dez metros quadrados. Para limpar uma pequena área, siga os conselhos abaixo. Você pode usar uma máscara de algodão para proteção.


Se você tem um monte de bolores (mais de dez metros quadrados) considerar a possibilidade de contratação de um profissional de limpeza.

Passo 2: Use proteção

Usar óculos de protecção, luvas e proteção respiratória durante o trabalho na área.

Passo 3: Sele a Área

Sele a área restante da sua casa em que não há mofo. Abra uma janela no local que vai limpar antes de começar. Se o mofo estiver restrito a um pequeno local mas você não tem tempo para remove-lo imediatamente, como medida provisória, você poderá cobrir a área com um plástico envolvido com fita adesiva nas laterais.

Passo 4: Remover itens

Remova todos os seus móveis para uma área livre de mofo. Limpe o bolor da área mofada, em seguida, siga instruções abaixo para limpar os itens que você removeu e o novo espaço.

Passo 5: Saco de lixo

Para os materiais mofados irreparáveis, coloque-os no saco de lixo, amarre bem o saco, para evitar a saída de esporos. Leve-os para o ar livre e coloque-os no seu recipiente de lixo imediatamente.

Passo 6: Esfregue superfícies duras

- Primeiro lave com uma solução de detergente neutro e água morna. Deixe secar.

- (Etapa opcional: Cloro) Em seguida, limpe com uma solução de 1/4 de xícara de água sanitária para um litro de água. Aguarde 20 minutos e repita. Aguarde mais 20 minutos. Indicada para superfícies não porosas.

- (Etapa opcional: Vinagre e bicarbonato) Você pode utilizar também uma solução vinagre e água em partes iguais e 2 partes de bicabornato de sódio até obter uma mistura espessa. Coloque a mistura sobre a superfície e deixe secar. Então pegue uma escova e esfregue a superfície, quantas vezes for necessário, até a remoção completa do mofo. Indicada para superfícies porosas.

- (Etapa opcional: Peróxido de Hidrogênio) Misture uma xícara de água morma com meia xícara de água oxigenada 40 volumes ou um volume maior (quanto maior o volume, maior será a concentração de peróxido de hidrogênio). Esfregue esta mistura na superfície até a total remoção do mofo. Indicada para roupas.

- Última etapa: aplique uma solução de borato de sódio (bórax) e não enxágüe. Isso ajudará a evitar que o mofo cresça novamente. A solução é feita misturando 2 colheres de sopa de bórax para meio litro de água. O bórax pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos agropecuários.

Passo 7: Limpe e lave

Dê, em toda a área, uma boa limpeza, pisos, bancadas, janelas, e lave todos os itens expostos, roupas, cortinas, etc

Passo 8: Monitore

Verifique regularmente o local para se certificar de que o mofo não retornou. E sempre limpe a área.

Devo pintar sobre o mofo?

Não. Não pinte ou calafete sobre o mofo. O mofo vai crescer sob a pintura e a pintura vai descascar.

Até mais!!

Rafaela Lima

5 comentários:

Rafaela Lima disse...

Vanessa,

Seja bem vinda ao nosso blog.

Beijos

Unknown disse...

Olá Rafaela tô adorando suas dicas e completíssimo esse post sobre o mofo, muito bom msm. Voltarei sempre que puder. Não posso ficar por fora dessas dicas (preciso me organizar mais kkk). Bjos e bom fds. Cris/Vila Decor

Unknown disse...

Já tentei de tudo mas o mofo sempre volta😔

Unknown disse...

Olá Bom dia!
Comprei uma mochila de carrinho e a lancheira da Moranguinho e andei observando que ficou com machas parecendo mofo/bolor. Como faço pra limpar as mochilas e tirar estas manchas?

Rafaela Lima disse...

Siga as instruções deste post.

Abraços!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails