quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Organize sua geladeira

Agora que já aprendemos um pouco sobre o armazenamento e manipulação de alimentos estamos prontos para saber como organizá-los na geladeira. Mãos a obra!!

A geladeira é o local onde há mais perecíveis na cozinha. Os refrigeradores atuais oferecem grande espaço e vários compartimentos, mas se forem totalmente abastecidos podem tornar-se incontroláveis e ineficientes. Limpeza e organização vai ajudar você a tirar o máximo proveito deste utensílio tão valioso da cozinha.

Passo 1: Limpeza

- Remova todos os itens refrigerados e coloque numa mesa ou balcão.

- Agrupe os itens em categorias: condimentos, produtos lácteos, carne, frutas e legumes.

- Desligue a geladeira e limpe todos os espaços internos do frigorífico, para isso, remova prateleiras e gavetas para facilitar o acesso. 

- Lave as prateleiras e gavetas e deixe-as secando enquanto faz a limpeza da geladeira. Aproveite para descongelar o freezer, lembrando que durante este processo a porta deve ficar semi-aberta. A limpeza pode ser feita com um pano úmido com um pouco de sabão neutro. Não se esqueça de limpar a borracha e verificar se precisa ser trocada.

Passo 2 - Organização

Coloque os itens nos compartimentos apropriados do refrigerador. A maioria deles têm compartimentos para ovos, manteiga, latas e gavetas especiais para acondicionar carne, frutas e verduras. Estes são criados para manter certos tipos de alimentos a temperaturas ideais.



A - Gavetas: Acondicione legumes e verduras em embalagens plástica, retirando completamente o ar das embalagens antes de fechar. Uma dica útil para conservar por mais tempo as frutas e legumes é acondicioná-los em sacos de algodão ou TNT. Porém é necessário lavar regularmente os sacos e quando não estiverem sendo usados, coloca-los no congelador para evitar a proliferação de bactérias.

B - Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos ou de algodão. Outra dica é envolver as frutas com papel filme para prolongar seu tempo de durabilidade. Refrigerantes, latas e objetos pesados também podem ser colocados nesta prateleira se houver espaço.

C - Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar. Lembre-se que os alimentos devem ser refrigerados por duas horas antes de serem tampdos. Alimentos crus (já picados) que ainda serão cozidos também são colocados nesta prateleira.

D - Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos prontos para comer (restos de alimentos ou que não precisam de cozimento) em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.

E - Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira ficam os alimentos de consumo rápido. Guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.

OBS.: Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsichas.

F- Porta de geladeira: A porta acomoda o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, condimentos, caldas, molhos de saladas, refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

Dicas Extras

- Use os compartimentos da porta para bebidas e condimentos, colocando potes e frascos menores à frente. Agrupe condimentos de acordo com o uso, pequenas cestas podem ser úteis neste agrupamento (ketchup e mostarda , molhos para salada, caldas de sorvete).

Crédito da imagem: Easy home Organizing

 - Uma vez por semana, limpe todos os itens da sua geladeira retire tudo que está velho ou não será utilizado.

- Adicione uma caixa aberta de bicarbonato de sódio para livrar o seu frigorífico de odores desagradáveis.

- Quando limpar a geladeira, tenha muito cuidado com os produtos de limpeza. O material plástico do interior poderá absorver o odor e fará com que o alimento tenha gosto de um produto de limpeza.

- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.

- Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.

- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.

- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados.

- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.

- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às GARRAFAS DE VIDRO.

Até mais!

Rafaela Lima

2 comentários:

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Olá... Visito sempre seu blog e agora estou te seguindo...Rs...Venha me visitar tb,tá!? Meu blog tb fala sobre organização!!

Te espero...Parabéns pelo seu trabalho!
Bjs
Paulinha

Unknown disse...

Bom dia meus legumes fruta e verduras estragam todos me ajuda a armazenar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails