sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como me manter organizado?

crédito da imagem: au.af.mil

Faço parte da Comunidade Casa Cláudia e através dela recebi uma pergunta de outro membro da comunidade sobre organização.

Como acredito que outras pessoas podem ter a mesma dúvida, resolvi posta-la na íntegra e juntamente a resposta.

Desde já agradeço a Dilce pela colaboração por compartilhar sua dúvida com tantas outras pessoas que visitam nosso blog.

Pergunta:

"Oi Rafaela, amo quem consegue organizar e manter organizado os espaços, sou totalmente desorganizada, com muita dificuldade coloco as coisas em ordem de vez em quando, mas quando vejo já está tudo bagunçado novamente, se puder me diga como manter organizado por favor, sei que é continuar arumando sempre mas, o tempo e a pressa são nossos inimigos, eu sou Dilce, bjos."

Resposta:

Para manter organizado não é necessário arrumar sempre, pelo contrário, quando se tem disciplina, a desorganização não toma conta da nossa vida e consequentemente, temos mais tempo para curti-la.
Tenha sempre esta frase em mente: "Um lugar limpo não é o que se limpa mais, mas o que se suja menos" e na organização também é deste jeito.
As pessoas podem aprender a ser organizadas, desde que se disciplinem a colocar de volta no lugar tudo que retiraram. Se já utilizou algo e não vai mais precisar, coloque em seu lugar imediatamente, NUNCA deixe para depois, pois é assim que a bagunça se acumula e não conseguimos por fim em tudo, já que o tempo é um bem cada vez mais precioso.

Uma organização completa pode demorar muito dependendo da situação do local. Caso tenha condições de contratar uma "personal organizer", ela fará uma consultoria inicial para saber sobre seus hábitos de vida e adequará a organização de acordo com suas necessidades e de sua família, e então dará a tudo um destino certo e individualizado. A partir daí, é só manter. Mas é claro que a "personal" lhe dará um mini-curso com as técnicas adotadas e mais uma vez, disciplina e vontade são essenciais.

Caso não tenha condições de contratar uma ajuda profissional, você mesma e sua família, é claro, podem se mobilizar para organizar a casa. Delegue um lugar para cada item por categoria, por exemplo: uma gaveta só para meias, uma só para calcinhas, uma parte do armário da cozinha para sacaria (sacos de arroz, feijão, farinhas, macarrão), outra só para eletrodomésticos (batedeira, liquidificador, processador, etc), outra para enlatados, enfim, agrupe-os seguindo algum critério lógico para você e sua família. Mas faça aos poucos, pois com certeza não conseguirá organizar toda a casa num só dia.

Após a organização feita, mesmo que seja somente numa gaveta, se comprometa a sempre deixa-la da maneira como a encontrou: experimentou um par de meias que não vai usar, coloque-a exatamente do mesmo jeito que estava e pegue outra. Faça com que esta atitude se torne um hábito natural.

Espero que tenha te ajudado.

Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

Rafaela Lima

2 comentários:

Rafaela Lima disse...

Renata e Lu,

Sejam bem vindas!!

Beijos

Paula Brêda | Personal Organizer disse...

Oi Rafaela! Passa lá no blog que tem selinho pra vc viu?! Beijão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails