sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Arrumar e Organizar. Você sabe a diferença?

Para estabelecer esta diferença vamos primeiramente recorrer ao dicionário.

Arrumar: pôr vários objetos de modo que ocupem o menor espaço possível, pôr no seu lugar ou em lugar apropriado, encontrar cômodo ou ocupação.

1- Para exemplificar: Na gaveta do seu escritório, tem uma gaveta com clips, borracha, gominhas, lápis, vários itens soltos na gaveta.
Ao arrumá-la você coloca tudo numa necessaire ou outro compartimento. Pronto! Sua gaveta está arrumada, porém não está organizada. Já, já vai saber por quê.

Agora vamos ao significado de organizar.

Organizar: Dispor, pôr em ordem, colocar de forma regular.
E como organizar também quer dizer pôr em ordem, vamos ao significado de ordem: disposição conveniente, regularidade.

2 - Exemplificando: Você resolve de fato organizar sua gaveta! Mesmo com a falsa impressão de que tudo está organizado, você demora algum tempo para localizar os itens dentro da necessaire. Então você faz o seguinte:

- Separa os clipes pequenos, médios e grandes e os acondiciona, separadamente, em algum compartimento,

- Coloca as gominhas numa caixinha,

- Coloca um organizador de gavetas e dispõe itens utilizados com mais freqüência como lápis, caneta, borracha, régua, tudo bem visível.

Agora ficou claro? Percebeu como no segundo exemplo a disposição dos itens foi feita de forma regular e criteriosa?

Para organizar é preciso seguir algum critério de categorização observando diversas variáveis como freqüência de uso, tamanho, cores, tipo, etc. Já arrumar é somente dispor de forma que ocupe o menor espaço possível, sem se preocupar com variáveis importantes como a facilidade e rapidez de acesso.

Viu como organizar seu espaço é importante? Mesmo que pense que perdeu apenas alguns poucos segundos ou minutos para encontrar algo, pode ter certeza que no fim este tempinho vai fazer uma grande diferença.



crédito: superziper.com e criativasempre.blogspot


Até mais!

Rafaela Lima

Um comentário:

Rafaela Lima disse...

Denise,

Seja muitíssimo bem vinda!

Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails