segunda-feira, 10 de maio de 2010

Você sabe o que quer dizer os símbolos das etiquetas?

A partir de 01/01/09 as empresas de artigos têxteis tiveram que adaptar suas etiquetas de símbolos com as instruções de cuidado com o produto de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). São elas:

- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na lavagem

A tina simboliza o tratamento doméstico de lavagem pelo processo manual ou mecânico. Ela é usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem (numeração da parte interna da tina), bem como os demais processos de lavagem (simbolizada pelos traços abaixo da tina).

- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis referentes ao alvejamento

O triângulo simboliza o processo de alvejamento.
- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis referentes à secagem em tambor

O círculo em um quadrado representa o tambor de secagem utilizado depois da lavagem. A temperatura máxima é indicada por um ou dois pontos colocados dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo: 




- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis referentes à secagem natural

A simbologia mostrada abaixo significa secagem natural. O quadrado com três linhas verticais em seu interior representa a secagem por gotejamento, onde o artigo têxtil é pendurado molhado, podendo ou não ser estendido ou alisado, em ambiente externo ou interno, após a extração do excesso de água.




- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis referentes à passadoria

O ferro simboliza a passadoria a ferro doméstico e o processo de prensagem, com ou sem vapor, a temperatura máxima é indicada por um, dois ou três pontos inseridos dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo:



- Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis referentes à limpeza profissional

O círculo simboliza a limpeza a seco e os processos de limpeza a úmido para artigos têxteis (excluindo o couro genuíno e peles), executados por profissionais. Fornece informações relativas a diferentes processos de limpeza. O uso do símbolo de limpeza a úmido deve ser opcional.




Fonte: NBR ISO 3758/2006.






Um comentário:

Adriana Alencar disse...

Gostei, há tempos estava procurando o significado desses símbolos!
Bj
Adri

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails