segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dicas para Organizar suas Roupas

Crédito da imagem: Furniture Store Blog

Quando você abre seu guarda roupa, vê uma grande confusão? Se sente mal e gostaria de ter tempo e dinheiro para organizar tudo?  Mas com disciplina e algumas dicas a seguir, você conseguirá por fim a desordem. Quer saber como? 

Antes de começar, existem apenas algumas coisas que você vai precisar:

- Definir claramente o que vai organizar no tempo estimado, pois você não conseguirá organizar um guarda roupa inteiro em apenas algumas horas;

- Algumas horas sem interrupção;

- Três grandes sacos de lixo;

- Música: Ouvir música enquanto faz uma tarefa pode aumentar a sua motivação.

Retire todas as roupas somente do local onde irá organizar (não tire tudo de seu armário, pois como falei anteriormente, pode não dar tempo de colocar tudo no lugar, e a desordem ficará ainda pior).

- Avalie cada peça de roupa e determine em que saco de lixo você deve atribuí-lo:

Lixo: Itens que são irreparáveis (rasgado, manchado, etc).

Doação: Itens que não deseja mais, mas que ainda estão em bom estado. Doe para amigos, familiares ou instituições de caridade. Aproveite para avaliar quais as roupas que relamente favorecem seu tipo físico, só fique com aquelas que realmente lhe caem bem.

Conserto: Itens que apenas precisam de um conserto para serem usadas novamente (colocação de botões, etc). Cuidado! Tenha bom senso para diferenciar o que realmente ficará bom para o uso apenas com os reparos necessários.

Depois de determinar as roupas que vai manter, você está pronto para colocá-las de volta em seu armário.

- Faça uma limpeza no local antes de colocar as roupas no lugar;

- Mantenha as roupas organizadas por categorias. Por exemplo, manter jeans pendurados juntos, vestidos juntos, etc;

- Atribua gavetas específicas por categoria. Por exemplo, uma gaveta para camisetas, uma para calcinhas, etc;

- Se quiser também pode organizá-las por cor, também é útil e economiza tempo.

Para itens sazonais: Economize espaço no seu armário principal, armazenando os itens sazonais em um armário de reposição ou na parte mais alta de seu armário (Exemplo: no verão as roupas do inverno estarão na parte de cima do armário).

Soluções de armazenamento: Dependendo do layout do seu armário, você pode considerar o investimento em armazenagem personalizada. Exemplo: fazer um armário planejado ou reformar o que já possui, colocando uma gaveta específica para bijuterias, fazer nichos para cada bolsa que possui, etc)

Use sua criatividade: Há uma série de opções que são elegantes e acessíveis. Improvise com caixas decorativas, faça suas próprias divisórias para gavetas (veja nosso post sobre divisórias).

Tenha disciplina: Seu objetivo a partir de tudo organizado é manter suas roupas penduradas ou dobradas nas gavetas que designou, por categoria e/ou cor (ou no sistema que achou mais conveniente para você). Se retirou algo do lugar e não precisará mais dele, não deixe para depois, coloque-o  no seu devido lugar imediatamente. Só assim evitará que a desordem tome conta do seu armário novamente.

Caso não tenha paciência e muito menos tempo para colocar em prática estas dicas, estude a possibilidade de contratar uma "personal organizer".
 
Até mais!
 
Rafaela Lima

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails