Vocês que acompanham o blog já sabem: uma das formas mais simples de se ter uma vida organizada é justamente ter menos coisas. Se quiser ler mais sobre este assunto vá até o post "Quer um segredo para uma vida mais organizada?"
Se você sente que sua vida está uma bagunça e não sabe por onde começar, vou dar algumas sugestões de locais que provavelmente estão cheios de tralhas que precisam de algum destino.
Com um destino correto, você consequentemente terá mais espaço para organizar e guardar somente o que realmente utiliza. Mãos a obra!
- Estante de livros: Pode ter certeza que neste local há dezenas de livros que você já leu e não vai voltar a ler. Então estude a possibilidade de doá-los para alguma biblioteca pública e libere espaço.
- Revistas e jornais antigos: Se está guardando estes itens porque há alguma matéria interessante, recorte o que lhe interessa e monte um clipping. Um clipping é "uma seleção de notícias de jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, que resultam num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona." Agora se não há nada que a estimule a guardar tais itens, está na hora de descartá-los.
- Dispositivos antigos como fitas de vídeos, fitas cassetes, disquetes de computador, etc: Se você já não possui o aparelho que efetue a leitura destes dispositivos, para quê vai guardá-los? Por exemplo, se você não tem um computador com o compartimento para leitura de disquetes, para quê está guardando uma série de diquetes? Agora, para itens como as fitas de vídeo, que há como convertê-las para CD, faça isto o quanto antes e armazene-os em local adequado.
- Fotos: Coloque em porta retratos somente as que são realmente especiais para você. Para as outras, coloque num álbum.
- Roupas: Vá até o nosso Check list: Quando devo me desfazer das roupas? E tenha mais espaço no seu closet.
- Tralhas: Pare e avalie se todos aqueles objetos que estão naquela prateleira empoeirada fazem algum sentido para você. Veja a quantidade de bugigangas que estão ali. Reavalie a doação ou descarte com urgência.
- Tapetes, almofadas e roupas de cama: Se tem qualquer item rasgado, manchado ou excessivamente gasto, avalie a possilidade de reutilização, doação ou descarte. Pense primeiramente na reutilização, pois aquela colcha linda que por algum motivo está manchada e não há solução, você pode fazer capas de almofadas com o restante do tecido que está intacto.
- Livro de receitas: Você também pode fazer um clipping com suas receitas favoritas e economizar espaço ao invés de guardar todos os livros daquela coleção de receitas que nunca sequer usou.
- Despensa: Principalmente quem mora sozinho, a despensa pode estar cheia de itens que estão vencidos. Se o produto não tiver vencido e você não faz nem ideia de quando irá utilizá-lo, doe.
- Eletrodomésticos quebrados: Mande para o conserto, doe ou descarte.
- Panelas velhas: Panelas sem cabo e tampas sem pegadores, concerte-as ou descarte-as.
- Brinquedos: Se estiverem quebrados, descarte-os. Se seu filho não o utiliza mais, doe-o.
- Equipamentos e ginástica: Se você comprou qualquer equipamento para fazer exercícios em casa e nunca o utilizou, revenda ou doe-o.
- Objetos decorativos: Se estiverem em mau estado e cheio de poeira, pode ter certeza de que ele não está cumprindo a tarefa de decorar sua casa!
- Cartões e mensagens de felicitações: Só guarde o que é realmente especial para você.
- Equipamentos velhos: telefones, computadores, celulares, etc, verifique como você pode descartá-lo de forma ecologicamente correta no seu município. Vá até associações de reciclagem de materiais.
- Para quem ama artesanato: Agrupe os itens em caixas, pastas, etc.
- Cadernos antigos e xerox: Se não tem mais utilidade, descarte-o.
- Embalagens de cosméticos, produtos de limpeza, perfumes, etc: Se os vasilhames estão vazios ou o produtos já expirou, descarte-os.
Agora vamos ao selinho:
As regras são:
- Agradecer à pessoa que te deu o selo: Obrigada pelo carinho, Ana!
- Escrever um post sobre isso: Ok
- Passar a 12 blogues.
- Inserir o link para esses blogues.
-Enviar uma mensagem a contar-lhes.
Este selinho será para todas as pessoas que comentarem este post, em agradecimento a todo o carinho que recebo nas mensagens, obrigada.
Beijos!
Rafaela Lima
13 comentários:
Obrigada pelo carinho lá no meu blog e pelo selinho tb hehe
Que post ótimo, uma vez eu li que para que coisas boas e novas possam entrar na nossa vida, devemos desfazer das velhas que ocupam espaço na nossa vida e também na nossa casa. O novo e a organização faz um bem danado ne
bjooo
Adoro essas dicas.
Sucesso pra você.
Beijos.
casaefogao.blogspot.com
fundoseatelie.blogspot.com
Dicas maravilhosas principalmente para quem como eu mora em um apartamento pequeno.
Minha internet já voltou a funcionar, eis uma nova mulher,kkkkkkkkk
Obrigada pelo selinho.Já está lá no slide, na barra lateral do meu blog.
Bj
Oi Rafaela.
Excelente post! Tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas a darem o primeiro passo.
Bjs. e bom trabalho!
peguei muitas dicas....adorei as ideias
bjd
fernanda
Aff Rafaela...conselhos e mais conselhos hein?! rsrsr... EXCELENTES dicas, basta segui-las!!
Mil beijos Si
oi Rafaela, obrigada pelo selinho mas estou começando com o blog agora e estou toda atrapalha, como faço para pegar o selo? bjos lilian
Ei, Rafa!
Andei meio sumida, mas agora vou voltar a devorar este blog!
Para variar, mais um post que amei!
De tudo o que falou, o que tenho mais dificuldade em me desfazer é dos livros.
Tenho muitos livros, e como uma boa espírita, amo emprestar para meus amigos. Então, doar, nem pensar! Rsss!
Parabéns pelo blog. Ele merece estrelinha de destaque!
Vou pegar o selinho!
Oi Rafa!
Que bom q gostou do post:)
Post mto util! Tem vezes q a bagunça é tanta, q nao sabemos por onde começar!rss
Bjinhosss
Excelentes dicas Rafaela...às vezes temos dificuldade em descartar determinadas coisas que não usámos.Um beijinho
Veja que interessante, tudo passa pelo "desapego"!
Eu tenho uma boa técnica, se tenho dúvida se descarto ou não um objeto, guardo em uma caixa no maleiro e colo uma etiqueta na frente dizendo o que tem dentro, na virada da próxima estação,esvazio o maleiro para faxina, e aí percebo que vivi muito bem sem o tal objeto por 3 meses!!! Então... tchau,tchau!...Rs
FICADICA...rs...Bj
Rafa,bom dia, nossa que post completo,perfeito! Seu blog é realmente muito necessário para minha vida, já aprendi tanto por aqui e cada volta minha, uma nova lição!Não costumo guardar nada,mas meu marido tem coisas demais,vou copiar este post, imprimir e prendê-lo no closet principalmente.Valeu mestra! Bj e um ótimo domingo!
Valéria
Oiii Rafa...
Obrigada pelo recadinho... adorei suas idéias...
Eu tenho mania de recortar o que gosto das revistas e passar p frente o resto... mas algumas tenho dó... rsrsrsr
bjuuu e qjuuu
Postar um comentário