quarta-feira, 2 de março de 2011

Planejando os armários da cozinha

Crédito da imagem: Telma Pereira

Independentemente de como você vai desenvolver seus armários de cozinha planejados, aqui estão algumas dicas práticas para manter em mente:

- A pia, fogão e geladeira são os três elementos mais usados em qualquer cozinha. Para minimizar o desperdício de movimento, situe cada um para formar um triângulo (regra do triângulo).

Crédito da Imagem: Armazém da arte


- O forno e a geladeira não devem ser próximos uns dos outros, pois o calor do forno prejudica o funcionamento da geladeira. Já dois elementos que devem ser localizadas próximos uns dos outros são o louceiro e a pia.

- Use frentes de gaveta falsa, onde você não pode colocar gavetas. Exemplo: Sob a pia para uma aparência mais agradável.

- Sempre deixar 10 cm de espaço em torno do microondas para a livre circulação de ar.

- Deixar um espaço de 3 a 5 cm nas laterais e 15 no topo para que ocorra a circulação de ar em torno da geladeira.

- Deixar um espaço de 5 cm nas laterais e na profundidade  em torno do forno de embutir para a circulação e saída de ar quente.

- Fique atenta também ao gabinete do lado esquerdo da geladeira (quando estamos à sua frente), pois é necessário recuar este módulo. Caso isto não seja feito, toda vez que abrir a geladeira a porta  esbarrará no móvel, amassando a porta do refrigerador.

- Permitir uma largura mínima do corredor (local de trânsito) de 60 cm para uma única pessoa, 72 cm para agachar-se e 120 cm para a circulação de 2 pessoas simultâneamente.

- Para saber a altura máxima de uma prateleira acima da bancada utilize como guia a altura dos olhos de quem utilizará a cozinha. 

Até mais!

Rafaela Lima

9 comentários:

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Oi Rafaela!

Menina! Como eu queria ter armários planejados na minha cozinha! Além dela ser mini, ainda tenho que lidar com o pouco espaço nos armários...sou péssima organizadora, não consigo poupar espaço para aproveita-lo para outras coisas! Ô sofrimento...rsrsrs

Minha querida...obrigada por sua doce presença no meu cantinho!

Beijinhos linda.

Greyce disse...

Oi, Rafaela! Obrigada pela visita e comentario! Adorei a dica! bjos

Pink disse...

Oi Rafa, adorei saber que minha cozinha está de acordo os as normas rsrsrs .!


Beijooos

Unknown disse...

Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e vi as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
Se precisar de algo é só gritar ,moro nas montanhas e por lá tem eco.
Meu nome é Valeria

Unknown disse...

Oi minha querida, que bom que veio, seja muito bem vinda ,também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
Se vier e eu não estiver em casa, vai se acomodando que logo chego!
Fui colher umas flôres para te receber ...
Bj

Paulinha do Brechó Recicle disse...

Caramba!! Que post!!! Parabéns.

Aqui neste apartamento a cozinha foi bem planejada,lembra da história do comandante do navio?!...Então, é assim que me sinto trabalhando nela! Uma delícia!!! Plaanejamento é tudo.

Bjs lindinha e um ótimo carnaval pra vc!

Unknown disse...

Menina, o CASA tem um presente
pra você !
É só passar por lá e pegar !
bj

Eva disse...

Oi Rafaela, vi seu blog premiado com um selo no Casa Decorada, não aguentei de curiosa e vim conhecer teu blog, adorei e quero ficar posso? eheh, adorei teu blog, queria te convidar para que conheças o meu e eu vou adorar vc por lá tb. beijão bom feriadão.

Adriana Alencar disse...

Que dicas interessantes, gostei muito do triângulo, analisei a minha cozinha, que acho muito prática e, mesmo sem saber, vi que foi aplicada essa regra pela moça que a projetou.
Beijo
Adri

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails