quinta-feira, 25 de março de 2010

Dicas para Organizar a Área de Serviço

Desde quando a área de serviço começou a ficar tão complicada? A simplicidade do algodão e varal se transformou numa ciência complexa, com uma variedade de tecidos sintéticos e etiquetas de cuidados. E para ajudar seguem algumas dicas para facilitar esta tarefa tão delicada e essencial, já que está diretamente ligada à higiene pessoal.



1. Treinar sua equipe


Passo 1


Não colocar cestos nos quartos ou no banheiro. Dispor cestos de roupas na área de serviço em que cada compartimento corresponda a uma necessidade, como por exemplo: roupas para reparo, que contenham manchas que necessitem de algum tratamento, roupas delicadas que precisam ser lavadas a mão, lavagem a seco, etc.


Passo 2

Ensine os filhos mais velhos a lavar sua própria roupa. Mesmo os mais jovens podem ajudar em pequenas tarefas como colocar as meias em pares e separar as roupas sujas em pilhas de cores claras e escuras.

Pode-se também mostrá-los como pendurar roupas e explicar a diferença entre sujo e roupas que foram usadas mas que ainda podem ser reutilizadas, reduzindo assim a carga semanal de roupas.

Relembre todos os membros da casa para esvaziar seus bolsos antes de colocar as roupas no cesto.

Passo 3

Deixe alfinetes ao lado do cesto de roupas e ensine os membros da família a usa-los para marcar manchas na roupa suja.

Passo 4


Faça com que cada membro seja responsável por colocar as roupas dobradas em suas gavetas.


2. Configure um Espaço Ideal


Passo 1

Permita que o ambiente tenha foco de luz natural para fazer uma verificação das roupas mais facilmente.


Passo 2

Armazene produtos de limpeza em armários ou prateleiras longe do alcance das crianças.

Mantenha cestos fora do caminho em compartimentos próprios dentro de armários.



Passo 3


Instale um varal retrátil ou um sistema autônomo de secagem que você pode retirar quando necessário, principalmente se o espaço ocupado pela área de serviço for pequeno.


Mantenha a tábua e o ferro de passar próximos, se o local for apertado, pode-se instalar um suporte numa porta para estes equipamentos.


3. Abaixo a Sujeira


Passo 1


Separe as roupas por cor, pela forma como estão sujas e que temperatura elas precisam. Roupas que soltam fiapos (toalhas, por exemplo) precisam ser lavadas separadamente das roupas que grudam fiapos (roupas de lã e calças).


Passo 2


Feche todos os zíperes, ganchos e botões antes da lavagem para minimizar o desgaste.


Passo 3


Adicione produtos adequados (sabão neutro, água sanitária, amaciante, etc) para cada roupa de acordo com as instruções do fabricante.


Passo 4


Encha a máquina de lavar e distribua-as ao longo do compartimento , itens pequenos ou delicados devem ser colocados em sacos próprios para roupas delicadas.


Passo 5


Lave roupas de pesos semelhantes assim evita-se a carga sobre roupas delicadas.


Com estas dicas dá para tornar seu dia-a-dia mais fácil, não é? Agora coloque em prática estas dicas e convoque todos da família a colaborarem com os afazeres domésticos.


Até mais!!

Fonte: e-How

3 comentários:

Adriana Alencar disse...

São sabia desses detalhes dos pesos diferentes das roupas, amei a dica!
Bj
Adri

Anônimo disse...

Olá Adriana

Estava mesmo procurando uma dica de como lavar roupas . . . Gostei muito. Obrigada. Vc. é um primor em organização. Parabéns.
Um Abraço
Sandra

Thalita disse...

Nossa Rafa, eu coloco os cestos dentro do banheiro, essa também de alfinete para marcar roupa manchada, amei essa ideia! Um beijo grande para você!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails