sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gestão do tempo: como se organizar para ter uma vida mais equilibrada




Você acorda atrasado, toma só um café e sai correndo. Chega ao trabalho, começa uma planilha, é interrompido pelo telefone, aproveita para responder um e-mail. Durante a tarde, vai para uma reunião que demora horas e a planilha do começo da manhã, que precisa ser entregue com urgência, ainda não está pronta. O jeito é ficar até tarde no escritório e faltar ao aniversário do amigo. A sensação é de muita coisa para fazer e nenhum tempo para isso. A solução está na organização do tempo, equilibrando todos os aspectos da vida.

“Na vida contemporânea e seus desafios, somos impelidos a nos esquecer de que deve haver um tempo para tudo: trabalho, repouso, lazer, relacionamentos familiares e sociais e também realizações pessoais individuais”, ressalta a professora Lívia Alves Brandão, psicóloga, mestre em Engenharia da Produção e professora de cursos de Gestão de Pessoas do IEC.   

Ela explica que a gestão do tempo é a chave para se ter qualidade de vida e que é preciso fazer com que agendas pessoais e profissionais sejam compatíveis. Além disso, organizar bem o tempo é uma competência valorizada pelo mercado de trabalho.

Para isso, é necessário organizar o tempo e a palavra-chave é planejamento.  Antes de começar uma tarefa ou um projeto, deve-se ter uma ideia clara do que quer realizar e definir bem os objetivos. Em seguida, é hora de distribuir o tempo entre as várias atividades e prever quantas horas ou minutos, em média, serão necessários para cada uma delas.

Listas podem ser úteis na etapa de planejamento. Em papel, agenda, e-mail ou celular elas facilitam a vida de quem quer organizar o tempo. O biólogo André França Fonseca é adepto da agenda tradicional e também dos lembretes no celular, para as vezes que não consulta a agenda. Ele acredita que organizando o tempo diminui a sensação de ter tarefas em excesso.

Ele, que também é professor, valoriza tanto a ferramenta que incentiva os alunos a usarem a agenda, já que aprendeu a usá-las na escola. “Quanto mais cedo for implementada a organização do tempo, melhor”, diz André.
Para os adeptos da tecnologia, a internet pode facilitar a gestão do tempo. Provedores de e-mail oferecem agendas que contam com a vantagem de enviar e-mails de lembretes avisando sobre os compromissos. O app Neotriad é um sistema de gerenciamento de tarefas que pode ser bem útil: ele permite listar as tarefas diárias e o tempo de realização de cada uma.

10 Dicas para gerir bem o tempo

1. Ter ideia clara do que quer realizar, definir bem os objetivos;

2. Distribuir o tempo entre as várias atividades e prever o tempo necessário para cada uma delas;

3. Tomar medidas preventivas, priorizar atividades, focalizar resultados e objetivos;

4. Cultivar a organização pessoal e a disciplina;

5. Discernir e filtrar os assuntos que interessam aos objetivos profissionais; aqui se inclui os telefonemas, ler e responder aos e-mails, reuniões, redes sociais e outros “ ladrões de tempo”;

6. Ser assertivo e respeitar as suas prioridades. Algumas vezes é preciso ter coragem de “ dizer não”;

7. Se conhecer bem, reconhecendo em que horas do dia é mais produtivo, ou seja, horas em que é mais produtivo para realizar atividades que requeiram concentração, síntese,  raciocínio e clareza de expressão, por exemplo;

8. Delegar e reconhecer o trabalho e o valor dos outros;

9. Distinguir entre o supérfluo e o necessário; entre o transitório e o permanente, priorizando ações e evitando o perfeccionismo;

10. Adaptar-se às situações não previstas.

Fonte: PUC-MINAS



Beijos,


Rafaela Lima

3 comentários:

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Boas dicas!!!
Eu desde que sou mais organizada e uso listnhas que sou muito mais produtiva. Uma das coisas que me habituei a fazer é mal chegar ao trabalho demanha e começar logo a tratar de tudo o que tem de ser feito de mais importante. Ligar aquela pessoa, fazer aquele pedido, responder aquele email... sinto-me logo mais leve.

Tami Fonseca Sousa disse...

Adorei as dicas...muito boas.
No trabalho anoto tudo que tenho pra fazer em uma agenda,assim não me perco.
Bom fim de semana.
Bjs

Michelle Carvalho disse...

Adorei o Blog...vi no Blog Botoezinhos. Adorei a indicação.
Virei sempre aqui.

Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails