sexta-feira, 22 de junho de 2012

7 Dicas de Gerenciamento de Tempo e Planejamento

Por José Luiz Cunha


Crédito da imagem: vidanovagordanuncamais


Recebi o comentário do Michel (Blog Fim de Abril) fazendo a seguinte pergunta: "O que as pessoas cronicamente desorganizadas podem fazer para melhorar?"

Foi aí que encontrei este artigo, também do José  Luiz Cunha, com algumas dicas para ajudar as pessoas cronicamente desorganizadas a viverem melhor. Aí estão:


1 – Planeje sua manhã na noite anterior. Separe as roupas que você vai usar, coloque tudo o que vai precisar em sua maleta, e junte as roupas de seus filhos, mochilas, sapatos e o que mais precisarem levar para escola. Pense em tudo o que vai precisar na manhã seguinte e tenha tudo pronto. Peça e encoraje seus filhos em idade escolar a fazerem o mesmo para evitar a correria na manhã seguinte. 

2 – Encontre um local seguro próximo à porta ou entrada da casa para pendurar ou guardar suas chaves. Há vários produtos e porta chaves que você pode encontrar no mercado. Este espaço pode também ser o local onde a correspondência e outras coisas que devem ser levadas a algum lugar são mantidas. Uma cesta funciona bem nesta área.

3 – Programe poucas tarefas de cada vez e não acumule tarefas importantes em horários próximos. Deixe espaços “em branco” no seu dia, de forma que possa reorganizar as coisas caso ocorram imprevistos.

4 – Programe as tarefas mais difíceis para durante o seu “Horário de Pico”, quando seu nível de energia está no máximo.

5 – Faça as coisas aos poucos. Tarefas que vão levar muito tempo podem ser divididas. Por exemplo, organizar todos os papéis e documentos em casa, pode ser programado para ser feito ao longo da semana, em 30 minutos por dia. 

6 – Utilize uma Agenda ou mesmo um caderno para anotações e lembretes das coisas que precisa fazer. Evite tentar utilizar a memória para lembrar das tarefas que tem a fazer.

7 – Procure ajuda de um profissional. 

Na semana que vem vou postar "as possíveis causas da desorganização crônica".

Beijos!

Rafaela Lima

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Oi Rafaela!
Organizar o tempo não é uma tarefa nada fácil. [risos]
Tenha um excelente final de semana!
Abraços.

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

Convido para que leia e comente “AGORA OLGA FEZ YOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei as dicas e vou colocar em práticas as que ainda não coloco, como estipular um tempo semanal para as tarefas...beijos


http://diariodasuu.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails