segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como livrar-se da procrastinação

O funcionamento interno da Procrastinação

A = evento ativado. É um evento que você está adiando, como estudar ou tarefas que lhe pareçam desagradáveis.

B = sistema de crenças. Estes são os seus sentimentos "ocultos" sobre a tarefa, seus sentimentos governam sua motivação. Se você tem sentimentos negativos, você tenderá a adiar ou atrasar. Estes sentimentos controlam sua resposta. 

C = Conseqüência. Isto é o que realmente fazemos. Existem duas abordagens: racional e irracional. A resposta racional é "Eu não gosto de escrever artigos, mas é melhor eu ir escrevendo sobre ele mesmo." Uma abordagem irracional é "Eu odeio escrever artigos, e mesmo que seja para a próxima semana, vou começar o mais tarde possível."


O fato é que todas as tarefas são realmente neutras. Examine seu sistema de crenças, entenda por que você não gosta da tarefa, em seguida, mude sua maneira de pensar.


Passos para a Cura

1. Perceba que você está adiando algo desnecessariamente.

2. Descubra as verdadeiras razões para o atraso. Enumere-os.

3. Analise essas razões reais e supere-as. Seja vigoroso(a).

4. Comece a tarefa.

Praticar o que você aprendeu

- Pense em uma coisa que você está atualmente a procrastinar, e escreva-a na linha abaixo. Pode ser pessoal, na escola ou no trabalho.

- Agora escreva todas as razões para o seu atraso. Isso pode levar cinco ou dez minutos porque alguns deles são realmente imperceptíveis para você. Estas razões são as influências de controle. Anote o maior número possível.

- Nos "Argumentos contra atrasos", argumentam contra todas as razões para o atraso de uma maneira convincente. Se você pode argumentar contra eles com sucesso, você será capaz de iniciar a tarefa.

Eu estou adiando a ________ porque

Razões do atraso


1._______________ 1._______________

2._______________ 2._______________

3._______________ 3._______________

4._______________ 4._______________

Argumentos contra atrasos
_______________ _______________

_______________ _______________

_______________ _______________

_______________ _______________

Algumas ferramentas que ajudarão

- Plano de cinco minutos: trabalhar em algo por apenas cinco minutos. Ao fim de cinco minutos, mude para outra coisa, se quiser. Há possibilidade de você se envolver o suficiente para continuar.


- Anuncie seus planos para realizar algo, e deixe a pressão dos colegas empurrá-lo para a frente. ("Eu disse a todos que eu iria terminar esta noite.")


- Use um bom amigo como um modelo positivo. Se você tem dificuldade de concentração, estude na presença de alguém que não tenha.

- Modificar o seu ambiente: se você não pode estudar em casa, encontre um lugar onde você pode estudar, ou, altere a sua situação de estudo em casa.

- Esperar alguns retrocessos: Não espere ser perfeito, mesmo quando você está tentando se livrar do perfeccionismo! Então, às vezes, seus planos não irão funcionar. Aceite contratempos e comece de novo.

Um Insight


A procrastinação é o reforço: a cada vez que você demora, reforça sua atitude negativa para essa tarefa. Toda vez que você adiar algo que você não gosta, você:

1. Reforça o hábito de não fazer;

2. Evita a prática, em vez de participação;

3. Evita a aquisição de formação e qualificação, e

4. Doutrina-se com medo.

Impedimentos comuns para superar procrastinação


A procrastinação é relativamente difícil de superar, pois você pode enganar-se sobre ele com tanta facilidade. A seguir está uma lista de coisas que muitas vezes dizemos:

1. Amanhã - "Eu vou fazer isso amanhã."


2. Contingente de amanhã - "Eu vou fazer isso amanhã, se ..."


3. "Eu preciso ter algum divertimento merecido primeiro lugar." (Na fábula de Esopo, o gafanhoto jogou todo o verão, enquanto as formigas armazenavam  os suprimentos para o inverno. Quando chegou o inverno, o gafanhoto sofreu).


4. Escapismo - "Eu tenho que sair por um tempo para limpar minha mente."


5. Impulsividade - "O meu problema será resolvido se eu mudar algo maior, ou frequentar uma faculdade diferente, ou ..."


6. Música e leitura - "Eu vou descansar um pouco e depois começar."


7. Cavalaria para o Resgate - "O professor vai ficar doente e cancelar a prova final!"


Finalmente:


Agora que você entende como funciona a procrastinação, e como você pode reduzir consideravelmente a sua influência em sua vida, você vai sentir mais liberdade pessoal e maior auto-satisfação.


Você ainda pode demorar, mas agora você vai ser capaz de resolver a situação muito mais rapidamente e além disso, irá reforçar o seu sentimento de auto-confiança. Quando você faz sucesso, terá tempo para saborear o momento e vai se lembrar como é bom. Isso o ajudará na próxima vez que precisar de incentivo.

Tratar o processo de descoberta como um jogo, e divirta-se com você mesmo.

Até mais!

Rafaela Lima

Bibliografia:
Burka, Jane B., and Yuen, Lenora M. Procrastination . Reading: Addison-Wesley, 1983.
Ellis, Albert, and Knaus, William J. Overcoming Procrastination . New York: Signet Books, 1977.

3 comentários:

Rafaela Lima disse...

Seja bem vinda, Vívian!!

Abraços.

Myriam disse...

Rafaela, Parabéns pelo blog! Você aborda os temas realmente com conhecimento, pois, comigo acontece isso: vou organizar minhas gavetas..amanhã..e dpois..e vai ficando..e as gavetas cheias de papéis..rsrs Tô te seguindo!

Rafaela Lima disse...

Obrigada, Myriam! Fico feliz com sua contribuição.

Abraços, e continue me seguindo! rsrsrs

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