Fonte: Plugcitário (on Facebook)
quarta-feira, 25 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Banheiros super organizados
Oi, pessoal!
Beijos!
Rafaela Lima
Que alegria pelo dia do amigo! Agradeço todos os dias pelos meus amigos que são poucos, mas muito fiéis. Obrigada meu Deus por compartilhar minha vida com pessoas tão especiais.
Mas vamos ao que interessa?! Os banheiros para mim é um dos espaços mais difíceis de manter organizado, pois envolve o uso de todas as pessoas da casa, várias vezes ao dia. Então vamos em busca de algumas imagens que possam ajudar na organização deste ambiente tão importante para nós.
1º - O uso de divisórias auxilia na manutenção da organização das gavetas.

Crédito da imagem: Martha Stewart
2º - O uso de prateleiras, principalmente nos banheiros pequenos, ajuda a acomodar itens como toalhas, sabonetes, cosméticos, papel higiênico, etc.

Crédito da imagem: Vivenda Mansue
3º - As bandejas ajudam a organizar os itens que ficam sobre a pia do banheiro. Agrupe itens que serão utilizados no lavabo.

Crédito da imagem: Artesanato de cor e culinária
4º - A parte interna dos armários pode ser organizada com cestos, necessaires, bandejas, etc.

Crédito da imagem: Hora de arrumar

Crédito da imagem: Espaço mulher

Crédito da imagem: Casamenteiras
Beijos!
Rafaela Lima
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Causas da Desorganização Crônica
Por José Luiz Cunha

Crédito da imagem: Feminina blog
Desorganização pode ser causada por muitos fatores. Determinar a causa da desorganização de alguém e encontrar soluções para superá-la pode ser conseguido com a ajuda de um organizador profissional, particularmente treinado em lidar com desorganização crônica ou mesmo um psicólogo que tenha experiência neste assunto.
Segundo o National Study Group On Chronic Desorganization (NDGCD), grupo de estudos americano, especialista no assunto, as causas para este distúrbio podem ser:
Condições de Base Neurológica | Fatores Estruturais e Ambientais | Habilidades de desenvolvimento fracas |
|
|
|
Escolhas de Estilo de Vida | Problemas de comunicação | Fatores Sistêmicos |
|
|
|
Tendências a vícios | Questões de Saúde Mental | Dificuldade em fazer Transições |
|
|
|
Questões de envelhecimento | Crenças e Atitudes | Desafios Físicos |
|
|
|
Estilo de Aprendizado | Crises de Vida / Aflições | |
|
|
Beijos!
Rafaela Lima
sexta-feira, 22 de junho de 2012
7 Dicas de Gerenciamento de Tempo e Planejamento
Por José Luiz Cunha

Crédito da imagem: vidanovagordanuncamais
Recebi o comentário do Michel (Blog Fim de Abril) fazendo a seguinte pergunta: "O que as pessoas cronicamente desorganizadas podem fazer para melhorar?"
Foi aí que encontrei este artigo, também do José Luiz Cunha, com algumas dicas para ajudar as pessoas cronicamente desorganizadas a viverem melhor. Aí estão:
1 – Planeje sua manhã na noite anterior. Separe as roupas que você vai usar, coloque tudo o que vai precisar em sua maleta, e junte as roupas de seus filhos, mochilas, sapatos e o que mais precisarem levar para escola. Pense em tudo o que vai precisar na manhã seguinte e tenha tudo pronto. Peça e encoraje seus filhos em idade escolar a fazerem o mesmo para evitar a correria na manhã seguinte.
2 – Encontre um local seguro próximo à porta ou entrada da casa para pendurar ou guardar suas chaves. Há vários produtos e porta chaves que você pode encontrar no mercado. Este espaço pode também ser o local onde a correspondência e outras coisas que devem ser levadas a algum lugar são mantidas. Uma cesta funciona bem nesta área.
3 – Programe poucas tarefas de cada vez e não acumule tarefas importantes em horários próximos. Deixe espaços “em branco” no seu dia, de forma que possa reorganizar as coisas caso ocorram imprevistos.
4 – Programe as tarefas mais difíceis para durante o seu “Horário de Pico”, quando seu nível de energia está no máximo.
5 – Faça as coisas aos poucos. Tarefas que vão levar muito tempo podem ser divididas. Por exemplo, organizar todos os papéis e documentos em casa, pode ser programado para ser feito ao longo da semana, em 30 minutos por dia.
6 – Utilize uma Agenda ou mesmo um caderno para anotações e lembretes das coisas que precisa fazer. Evite tentar utilizar a memória para lembrar das tarefas que tem a fazer.
7 – Procure ajuda de um profissional.
Na semana que vem vou postar "as possíveis causas da desorganização crônica".
Beijos!
Rafaela Lima
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Tarefas simples que facilitam o seu dia a dia: COZINHA

Crédito da imagem: Float project
- Lave as louças assim que terminar de usar a
cozinha
Não deixe que elas se acumulem na pia, além de um visual
nada agradável, não é higiênico. Louças que ficam alguns dias na pia dão
mau cheiro. Outro hábito legal é ir
cozinhando e lavando algumas louças, pois quando você terminar de cozinhar, não
terá tanta louça para lavar.
- Limpe já
Derramou algo na
bancada ou no chão da cozinha, aja rápido e limpe imediatamente, assim você
evita que a sujidade grude na superfície e manche-a, isso facilita o processo
de limpeza.
- Limpe o fogão com freqüência
Quando você deixa a gordura por muito tempo sobre o fogão,
ela forma uma crosta muito difícil de sair, fazendo com que você tenha que
recorrer a produtos de limpeza mais agressivos. Além disso, gorduras acumuladas
e produtos de limpeza irão diminuir muito a durabilidade do eletrodoméstico.
- Programe-se para a faxina
Se você não tem tempo para faxinar a cozinha toda de uma
vez, programe-se e divida as tarefas durante a semana. Você pode limpar a
geladeira num dia, lavar os azulejos em outro, até concluir toda a limpeza do
local.
- Deixe uma lista de compras na despensa
Quando você controla a quantidade de itens que está na sua
despensa, você evita ser surpreendido com a falta de alimentos e também evita a
compra de itens de última hora e compras desnecessárias.
- Layout funcional
Agrupe os itens de acordo com a sua utilização. Os
alimentos e utensílios utilizados no café da manhã devem ficar no armário
próximo à mesa do café, as panelas e itens utilizados para cozinhar devem ficam
nas prateleiras e gavetas próximas ao fogão.
- Cuidado com a bancada
Se você acha que deixar todos os eletrodomésticos sobre a
bancada vai facilitar seu dia a dia, está enganada, eles poluem o visual da sua
cozinha e “engolem” espaço que poderia ser aproveitado de outra maneira. Só
deixe na bancada os itens utilizados diariamente.
Beijos!
Rafaela Lima
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Como lidar com pessoas Cronicamente Desorganizadas?

Crédito da imagem: Blogando melhor
Pessoas cronicamente desorganizadas geralmente têm uma fraca noção do tempo e estão frequentemente atrasadas para compromissos, para o trabalho, e as crianças atrasadas para a escola. Isto frequentemente ocorre por causa da inabilidade de encontrar coisas que estão fora do lugar, distrações e senso irreal de quanto tempo uma tarefa vai levar para ser completada.
Viver ou trabalhar com uma pessoa cronicamente desorganizada pode ser extremamente desafiador para alguém que não é desorganizado. Entre as estratégias usadas para ajudar a pessoa, comunicação efetiva está no topo!
Esteja atento e conheça seus próprios sentimentos e reconheça que você provavelmente passará por vários estágios ao lidar com a desorganização da outra pessoa.
Estágio 1 – Encorajar a pessoa
Estágio 2 – Ficar desapontado com falhas e "traições"
Estágio 3 – Irritação com a taxa de progresso da pessoa
Estagio 4 – Sair de perto para evitar expressar a raiva
Evite o que não funciona | Pratique o que funciona |
|
|
Fonte: NSGCD National Study Group On Chronic Desorganization (USA)
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: José Luiz S. Cunha
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Você é uma pessoa cronicamente desorganizada?

Crédito da imagem: Desorganizados anônimos
Pessoas cronicamente desorganizadas são aquelas que gostam de acumular grandes quantidades de objetos, documentos, papéis, etc, sem que tenham necessidade ou prazer aparente. Pessoas assim têm muita dificuldade em se desfazer das coisas. Normalmente possuem uma lista enorme de interesses e uma lista ainda maior de projetos não finalizados.
Tendem a se distrair facilmente ou perder a concentração, e frequentemente não conseguem gerenciar bem seu tempo e suas tarefas a fazer.
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: NSGCD - National Study Group On Chronic Desorganization (USA)
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Por quanto tempo devo guardar documentos?
É importante observar o tempo necessário para
guardar documentos para nos proteger de possíveis cobranças indevidas e evitar
que o nome vá para a lista de inadimplentes. Lembre-se sempre: se você não
tiver o comprovante de quitação, terá que efetuar o pagamento novamente.
Guardar
por três anos:
a) os recibos de pagamentos de
aluguel;
b) recibos de diárias de hotéis;
c) recibos de pagamento de
restaurante.
Guardar
por cinco anos:
a) os tributos (IPTU, IPVA, Imposto de Renda e
outros);
b) contas de água, luz, telefone e gás;
c) recibos de assistência médica e plano de saúde;
d) recibos escolares;
e) pagamento de cartões de créditos;
f) recibos de pagamentos a profissionais liberais;
g) pagamento de condomínios.
b) contas de água, luz, telefone e gás;
c) recibos de assistência médica e plano de saúde;
d) recibos escolares;
e) pagamento de cartões de créditos;
f) recibos de pagamentos a profissionais liberais;
g) pagamento de condomínios.
Guardar
por vinte anos:
a) documentos comprobatórios para
aposentadoria junto ao INSS.
Outros
prazos:
a) Seguros em geral (vida,
veículos, saúde, residência etc) - 1 ano após o término da vigência.
b) Extratos bancários - 1 ano.
c) Notas fiscais - até o término da garantia do
produto.
d) Declaração de Imposto de Renda e documentos
anexados - 6 anos.
e) Comprovantes de pagamento de financiamentos de
bens como carros e imóveis - até o término do pagamento de todas as parcelas ou
após a entrega da escritura definitiva (imóveis) e/ou documento que oficialize
a quitação (consórcio).
Quer organizar seus arquivos? Então leia nosso post: Organizando a papelada
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa
das Relações de Consumo (Ibedec)
domingo, 13 de maio de 2012
Feliz dia das mães: Vocabulário feminino

Crédito da Imagem: Comofas
Por Leila Ferreira
Se eu tivesse que escolher uma palavra – apenas uma – para ser item obrigatório no vocabulário da mulher de hoje, essa palavra seria um verbo de quatro sílabas: descomplicar. Depois de infinitas (e imensas) conquistas, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza: exigir menos dos outros e de nós próprias, cobrar menos, reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho. Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos – e merecemos – ter.
Mas há outras palavras que não podem faltar no kit existencial da mulher moderna. Amizade, por exemplo. Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. E nada, mas nada mesmo, faz tão bem para uma mulher quanto a convivência com as amigas. Ir ao cinema com elas (que gostam dos mesmos filmes que a gente), sair sem ter hora para voltar, compartilhar uma caipivodca de morango e repetir as histórias que já nos contamos mil vezes – isso, sim, faz bem para a pele. Para a alma, então, nem se fala. Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar.
E, já que falamos em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras que têm estado ausentes do cotidiano feminino: pausa e silêncio. Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia – não importa – e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é preciso.
Também abra espaço, no vocabulário e no cotidiano, para o verbo rir. Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada. Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia. Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada – faça qualquer coisa, mas ria. O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida.
Quanto à palavra dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no banheiro feminino ou no consultório do endocrinologista. Nas mesas de restaurantes, nem pensar. Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja, melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde sozinha.
Uma sugestão? Tente trocar a obsessão pela dieta por outra palavra que, essa sim, deveria guiar nossos atos 24 horas por dia: gentileza. Ter classe não é usar roupas de grife: é ser delicada. Saber se comportar é infinitamente mais importante do que saber se vestir. Resgate aquele velho exercício que anda esquecido: aprenda a se colocar no lugar do outro, e trate-o como você gostaria de ser tratada, seja no trânsito, na fila do banco, na empresa onde trabalha, em casa, no supermercado, na academia.
E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser indissociáveis da vida: sonhar e recomeçar. Sonhe com aquela viagem ao exterior, aquele fim de semana na praia, o curso que você ainda vai fazer, a promoção que vai conquistar um dia, aquele homem que um dia (quem sabe?) ainda vai ser seu, sonhe que está beijando o Richard Gere... sonhar é quase fazer acontecer. Sonhe até que aconteça. E recomece, sempre que for preciso: seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares. A vida nos dá um espaço de manobra: use-o para reinventar a si mesma.
E, por último (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades, inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni. Mulheres reais são mulheres imperfeitas. E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres. Viver não é (e nunca foi) fácil, mas, quando se elimina o excesso de peso da bagagem (e a busca da perfeição pesa toneladas), a tão sonhada felicidade fica muito mais possível.
Desejo a vocês que cada segundo das suas vidas valham muito a pena!
Beijos!
Rafaela Lima
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Organize sua vida e durma melhor

Crédito da imagem: eHow
Muitas pessoas reclamam de insônia, porque se deitam para dormir e ficam preocupadas revendo mentalmente tudo que não deve ser esquecido para o dia seguinte.
A chave para evitar este tipo de situação é organizar seu dia seguinte antes de ir para cama.
Passo 1: Faça uma lista do que você precisa fazer
Eu sugiro que você escreva tudo na sua
lista. No fim do dia, marque cada tarefa terminada.
OBS.: Inclua coisas que vão fazer as suas manhãs mais calmas e os
seus dias mais bem organizados, tais como:
- Colocar itens no seu devido lugar (ex: livros, louças, etc);
- Colocar o roupa suja no cesto;
- Guardar as roupas limpas;
- Arrumar a cama;
- Lavar as louças...
Você pode utilizar este método para organizar as tarefas relativas ao seu trabalho. Faça isso no final do dia no seu escritório, evite levar os problemas do trabalho para casa. Dê-se um tempo de descanso!
Você pode utilizar este método para organizar as tarefas relativas ao seu trabalho. Faça isso no final do dia no seu escritório, evite levar os problemas do trabalho para casa. Dê-se um tempo de descanso!
Passo 2: Escolha sua roupa
Verifique a programação para o dia seguinte e deixe tudo separado: roupas, calçados e acessórios. Não se esqueça de organizar sua bolsa.
Ah, o alarme deve ser programado para que você tenha tempo suficiente para se preparar sem pressa.
Passo 3: Estime seu tempo à noite para se organizar
Ao completar a rotina de organização, antes de dormir, tome nota de quanto tempo leva. Esse é o tempo que você precisa separar para
se organizar a cada noite.
Cuidado para se exceder no tempo! Vinte minutos já é mais do que suficiente.
Passo 4: Crie o hábito de se organizar antes de dormir
Faça com que isto se torne um hábito e livre-se das "pré-ocupações". Ansiedade e estresse não faz bem para ninguém!
Até mais!
Rafaela Lima
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Por onde começar o descarte?

Crédito da Imagem: CD Laju
Descartar o que não tem mais necessidade para você pode ser incrivelmente libertador, mas por onde começar?
Há tanta coisa para fazer! Aqui estão alguns passos para seguir quando você começar a se organizar:
COMECE PELA ÁREA QUE MAIS TE INCOMODA
Sabe aquele local que já está te enlouquecendo? Pois é aí que você quer e deve começar a organizar.
TENHA UM PLANO DE ATAQUE
Crie uma lista das áreas que você quer trabalhar, por ordem de prioridade, incluindo um prazo para a conclusão de cada projeto. É muito mais fácil executar a organização quando você tem um planejamento específico no qual precisa trabalhar.
DESMEMBRE TAREFAS
Tente resolver uma pequena área de cada vez - uma gaveta, um armário, uma estante, um armário. Não tente limpar todo o local ao mesmo tempo, as possibilidades de frustração e sobrecarga, serão maiores, e poderão fazer você desistir de todo o projeto.
SEJA SISTEMÁTICO E METÓDICO
Jamais pule tarefas planejadas, busque o foco no trabalho de organização e cumpra exatamente o que planejou. Evite pular de uma tarefa para outra. Não há nada mais frustrante do que encontrar-se rodeado de um bando de projetos semi-acabados.
ENCONTRE O SEU ESTILO DE ORGANIZAÇÃO
Algumas pessoas funcionam melhor esvaziando uma área de armazenamento antes de organizá-lo, outros já preferem organizar um item de cada vez. Você precisa decidir por si mesmo quais métodos se adequam à sua personalidade. Mas não há jeito "certo", apenas o que é certo para você.
VAI UMA AJUDA?
Se o trabalho é grande demais, você pode organizá-lo muito mais rápido se tiver alguma ajuda. Convoque seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Você também pode considerar a contratação de um Organizador Profissional.
TENHA RITMO
Não fique frustrado com você mesmo se você não pode resolver tudo em um fim de semana! Divida as tarefas e vá fazendo tudo com calma! A organização não deve ser um processo doloroso, mas sim um trabalho que no fim sempre vale muito a pena.
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: Ramona Creel
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: Ramona Creel
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Cuide bem dos seus produtos de beleza

Crédito da Imagem: Corpo saun
Aprenda a conservar seus cosméticos da maneira certa!
Cremes: Coloque-os em um lugar fresco e seco, longe do sol e sempre tampados. Já os cremes manipulados devem ser conservados na geladeira, sobretudo se a fórmula tiver algum ativo sensível ao calor. É o caso da hidroquinona e de algumas vitaminas, como a A e a E.
Shampoos e condicionadores: Podem ser guardados no boxe sem problemas. O vapor não afeta esses produtos, que são produzidos e testados para resistir a ambiente úmido e quente, mas nunca deixe a embalagem sem tampa. Se entrar água, o produto ficará diluído e menos eficiente. Além disso, evite deixar os shampoos e condicionadores no parapeito da janela, pois o excesso de sol e calor pode degradar alguns componentes.
Sabonete em barra: Por derreterem facilmente em contato com a água, invista numa saboneteira com furinhos, para eliminar o excesso de líquido.
Perfume: O ideal é guardá-lo dentro do guarda-roupa ou em um local fresco, sempre dentro da caixinha original, pois a radiação solar e o calor podem alterar as fragrâncias.
Maquiagens: Elas levam óxido de ferro na composição, um tipo de pigmento que resseca com facilidade e é sensível ao calor. Em locais quentes, a formulação perde água, e os pigmentos podem se compactar, formando crostas sob os produtos. O sol também é um inimigo das maquiagens, pois a radiação UV pode desbotar suas cores originais. Por isso, guarde tudo sempre em local fresco e arejado.
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: Farmacêutico Maurício Pupo
segunda-feira, 16 de abril de 2012
O Casa Prat-K 2 pode transformar o seu espaço
A segunda edição do concurso Casa Prat-K está no ar e mais uma vez deve transformar a casa de quem conseguir comprovar que merece uma reforma e R$ 500,00 em produtos da marca.
Para não perder essa oportunidade, basta enviar uma foto de um lugar da casa em que está tomado pela bagunça e explicar com criatividade “por que a Prat-K deve organizar o seu ambiente”.
Você pode se inscrever ou apoiar com votos as melhores participações acessando o link http://bit.ly/oJXlrn até o dia 25 de maio de 2012.
As 10 respostas mais votadas são classificadas para a próxima etapa. No dia 31 de maio de 2012, uma delas será eleita pela comissão julgadora da Prat-K, a vencedora da reforma completa para o ambiente da foto enviada e até R$ 500,00 em compras na loja virtual (http://bit.ly/Ixst3H).
Se está faltando espaço na sua casa e sobrando desorganização, essa é a sua grande chance de transformar um dos ambientes dela.
Acesse e participe em http://bit.ly/q5kjOH
Confira também a reforma feita no Casa Prat-K 1 no link: http://bit.ly/IG2rAC
Beijos!
Rafaela Lima
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Prós e contras da secadora de roupas

Crédito da imagem: Submarino
Já parou para pensar nisto: se eu colocar determinada roupa na secadora, será que ela vai encolher?
Não é preciso arriscar para saber isso! Afinal, colocar uma peça na máquina para secar e tirá-la menor do que entrou é uma situação muito desagradável. Por isso, a nossa dica de hoje é mostrar como você pode ter certeza de que sua roupa vai encolher ou não.
É super simples!
Basta ficar atento às etiquetas das roupas para saber se a peça pode ser colocada na secadora e, em caso positivo, a que temperatura. Se você não tem a mínima ideia sobre o que são aqueles cinco símbolos que aparecem em fila, não se esqueça desta dica: a sequência deles é universal, e o terceiro símbolo é sempre o da secagem – representado por um quadrado com um círculo no meio. Dentro dele, pode ter um ponto – nesse caso, a secagem em lavadora é permitida com uma temperatura baixa – ou dois pontos – que significa temperatura elevada. Mas se tiver um “X”, a peça não pode ser colocada na secadora, certo? Clique aqui para ver a tabela dos símbolos das etiquetas e entender direitinho o que cada um deles significa!
Um dos principais motivos que faz uma roupa encolher na secadora é programar uma temperatura maior do que as fibras do tecido podem resistir. Para deixá-lo ainda mais seguro, selecionamos três dicas básicas sobre alguns tecidos que têm mais tendência a encolher:
* Tecidos de fibra natural, como algodão e lã: se tiver uma peça feita com um desses dois tecidos, redobre a atenção.
* Jeans pode encolher na primeira lavagem, mas a tendência é voltar ao tamanho normal com o uso.
* Às vezes, roupas de moletom encolhem na primeira lavagem também.
Mas será que vale a pena usar a secadora?
Sim, porque você economiza espaço no varal para peças do dia a dia.
Sim, pois suas roupas secam muito mais rápido nos dias mais úmidos.
Não, porque consome uma grande quantidade de energia. Ao usar com frequênia a secadora, sua conta deve aumentar.
Não, principalmente se você ligar a máquina para secar apenas uma ou poucas peças. Isso seria um grande desperdício de energia.
O importante é sempre o bom senso: juntar peças para lavar e secar, ligando a secadora somente quando for extremamente necessário! Assim, ela será muito útil e não vai pesar na conta.
Beijos!
Rafaela Lima
Fonte: OMO
Fonte: OMO
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)